sábado, 24 de abril de 2010

Ultimando os preparativos

---

Estamos em contagem regressiva. Faltam 5 dias pro nosso embarque de Viracopos a Madrid, nossa escala para Lisboa. Voaremos pela Ibéria.


Transportar a bicicleta é um drama, pelo menos pras companhias áreas. Não tem perdão, apesar desta bagagem não pesar o máximo do volume permitido. Tem que pagar! Serão 75 dólares na ida e 75 euros na volta.


Confesso que diferentemente das viagens anteriores, onde fazer o planejamento foi feito com relativa segurança, apesar de ter revirado a Internet pouca referência encontrei para traçar um caminho ideal.


Existem diversos caminhos rumo a Santiago da Compostela e o chamado Caminho Português também não é único, como mostram os mapinhas abaixo.





Na primeira etapa de nossa cicloviagem pretendo sair de Lisboa, Cascais, Sintra, Praia de Ericeria, Torres Vedra, Caldas de Rainha, Alcobaça, Batalha, Leria, Tomar, Figueira da Foz, Coimbra,Aveiro e Porto. Pelos meus cálculos serão 430 km nesta pernada.

O que encontrei descrito foi o Caminho Central no excelente Portal do Peregrino (http://www.caminhodesantiago.com). Não optei por este caminho, pois meu interesse foi em conhecer as cidades mais importantes em termos de patrimônio cultural.


Para planejar então o caminho a percorrer, estradas e distâncias, recorri ao www.viamichelin.pt que me permitiu traçar o que o viamichelin acredita ser o melhor caminho para a bicicleta. Vale à pena consultar o site!


Algumas pessoas que contatei em Portugal afirmam que as estradas nacionais não são muito amigáveis e outras afirmam que apesar dos portugueses respeitarem os ciclistas, o transito de bicicletas é bastante raro.


Vamos pagar para ver e já instalei um espelho retrovisor para me precaver.


De Porto a Santiago o caminho usualmente mais percorrido é por Rates, Barcelos, Valença, Tui e Redondela.


Minha preferência é conhecer Guimarães e Braga. A partir daí vem minha dúvida, sigo para Ponte Lima e caio no caminho tradicional de peregrinação ou vou para Viana do Castelo, Guarda, Baiona e Vigo encontrando chegando ao caminho tradicional apenas em Ponte Vedra. A primeira opção irá me fazer percorrer 270 km e a segunda 320 km.


Através do Facebook acabei por me deparar com um grupo chamado Bicigrinos.com (Caminho de Santiago em bicicleta). Encontrei no site (http://caminoportuguesporlacosta.com) a descrição do Caminho Monacal, pouco conhecido e também bastante tentador.


Decidirei qual caminho durante o caminho!


Citando um poema de Antonio Machado:


Caminante, son tus huellas
el camino y nada más;
Caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.
Al andar se hace el camino,
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.
Caminante no hay camino
sino estelas en la mar.

6 comentários:

  1. Michael, tem um sujeiro em PT que faz um esquema chamado PORTUGAL NA VERTICAL... http://www.portugalnavertical.blogspot.com/ é o endereço de onde ele posta as dificuldades de pedaladas longas, por estradas em Portugal. Ele não só faz a pedalada, mas tb treina, e são os treinos que ele relata que servem para mostrar a "insalubridade" de pedalar nas estradas de lá. Vale a visita ao site. Os treinos ele relata em outro blog, http://adinamicadopedal.blogspot.com/ e tb vale a pena dar uma pesquisada. De qq forma, acredite NELE, e vc vai fazer um bom caminho. Um dos ponto altos da Peregrinação a Santiago é o nosso reencontro com ELE. E ELE vai te dar todo apoio que vc precisa. Escute seu emissário, que te acompanhará durante a viagem. ELE manda instruções a todo momento, ELE usa todos os meios, placas de trânsito, pessoas falando ao seu redor nas paradas, notícias de TV. ELE vc sabe quem é, ou não estaria fazendo o Caminho! Tenha ELE junto a você todo o momento, e o seu caminho, por mais penoso e difícil que lhe parecer, será seguro e confiável. Vá com ELE e leve minhas lembranças!

    ResponderExcluir
  2. Rogerio,

    Agradeço suas valiosas dicas. è uma honra te-lo como leitor de meu blog. Quando vier a Sampa me avise. Poderemos pedalar pela Pauliceia Desvairada.

    Abraços

    Michael

    ResponderExcluir
  3. Olã Michel,
    Chegamos hoje em Santiago. ja estanos com a compostelana nas maos e amanha vamos assistir a missa do peregrino.
    Constataçoes:
    A distancia e bem amior do que aparece nos guias. A nossa era pra ser uns 600, virou 730!
    Os bombeiros voluntarios sao uma mao na roda... nao cobram nada, mas as vezes tem de dormir no chao - traga saco de dormir, leve - e as vezes sao meio toscos, mas de regra fomos muito bem atendidos.
    O caminho de Lisboa tinha muita lama e mesmo quando sinalizava asfalto dava tntas voltas que perdiamos muito tempo. Nossa media foi de uns 12 km por hora.
    Iniciavamos o pedal por volta das 9 e encerravamos as 17 horas.
    Foi muito bom!
    Vou acompanhar seu blog... mas e dificil abastecer ele diariamente... eu hoje e que vou colocar notas dos ultimos 4 dias.
    Boa viagem!!! Bom caminho peregrino!

    ResponderExcluir
  4. Menino,

    Fico feliz com a sua chegada e torço para que eu tenha o mesmo exito. Além dos objetivos, Santiago, viajarei com a mesma marca de alforge, os Ortlieb que são realmente fantasticos. Desejo uma boa volta e tratemos de nos encontrar pessoalmente para trocarmos impressões.

    Abraços fraternos

    Michael

    ResponderExcluir
  5. Michael, boa viagem!
    Que meus patricios tratem vcs com carinho e simpatia, passe por Ponte de Lima e Ponte da Barca que são as cidades dos meus antepassados, muito lindinhas. Tome um vinho verde, vc vai gostar.
    Um percurso sensacional e sem grandes obstaculos!
    Mande noticias. Beijos

    ResponderExcluir