quarta-feira, 19 de maio de 2010

De Coimbra a Porto






Tem sido dificultoso manter o blog minimamente atualizado com o evoluir da cicloviagem. Estamos agora aportado em Porto e o blog há 6 dias atrás.

Neste intervalo pedalamos de Coimbra a Aveiro (70 km). Em Aveiro alugamos um carro e fomos conhecer Viseu, Guarda, Belmonte, Serra da Estrela rodando 430 km. De Aveiro pedalamos a Espinho (60 km) e até chegar ao Porto mais 35 km.

Assim, na terra de Cabral

foram até agora mais de 550 km pedal.

Eta rima pobre!

No aspecto eminentemente ciclístico as coisas mais relevantes foi a quebra do bagageiro da Célia em Aveiro que rodou apenas os 550 kms desta viagem e a dificuldade se vencer o percurso de Aveiro a Porto pelo forte vento, quase totalmente contra, que nos ventilou o tempo todo.

Porto chega a ser uma cidade imperial. Sei que o foi no passado, mas guarda uma estranha similitude com Praga. É desorganizada, majestosa, simpática, malandra e acolhedora, sem dizer que por incrível coincidência aqui eles falam um idioma quase parecido com o nosso.

Hospedamos-nos no coração da cidade alta, ao lado da Igreja do Carmo.

Nestes últimos 2 dias fomos de trem a Guimarães e Braga para praticar o esporte mais difundido nesta terra, subir escadas ou ladeiras para se conhecer igrejas.

Na próxima postarei as fotos de Braga e Guimarães.

Deixamos para decidir em Porto qual caminho prosseguir, o caminho Português tradicional, via Barcelos ou o chamado Caminho Monacal, via Viana do Castelo ou pelo litoral. Decidimos, e espero não me arrepender, seguir o Monacal.

É verdade que não entraremos ainda numa tradicional rota de peregrinação porém, como vínhamos privilegiando conhecer mais os aspectos ou cidades históricas este caminho nos pareceu mais adequado.

Bem, hoje consegui a façanha de deixar-me “up to date” neste blog e como diria um jornalista Gioia Junior, já falecido há mais de dez anos: “Chega de prosa!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário