domingo, 16 de maio de 2010

Sintra, Ericéria e Torres Vedras



Saindo de Sintra fomos diretamente ao litoral para a praia de Ericéria, numa Nacional.


Em Portugal as rodovias de autopista (A) não permitem o tráfego de bicicleta. Assim, as estradas nacionais, conhecidas também como estradas antigas são as que, quase sempre transitamos em nossa cicloviagem.


Bastante movimentadas e muitas vezes sem acostamento estressam bastante. Os português porém respeitam demais as bicicletas. Ultrapassam deixando pelo menos 2 metros de distancia. Praticamente ultrapassam com a roda esquerda em cima da faixa limite entre as 2 pistas. Quando vem carro em sentido contrario, eles brecam não nos ultrapassando.

Meninos, eu vi! Um ônibus, aqui conhecidos como auto car morrer numa subida pois não se sentiu seguro em ultrapassar a Célia.

Após Ericéria continuamos a seguir pelo litoral. O bicho pegou. Duas subidas intermináveis de uns 200 mts de altura.

Na segunda subida nosso primeiro contratempo. A corrente da bicicleta da Célia se rompeu. Por sorte nossa 3 garotos resolveram nos ajudar poupando-me de ter de procurar meu óculos de leitura e testar minha imensa inabilidade manual. Como tínhamos as ferramentas para o concerto conseguimos seguir viagem sem problema.

Agraciei os 3 gentis meninos com as 3 camisetas que ganhei quando percorri as ciclofaixas de domingo em São Paulo. Agradeço ao Kassabinho e ao Bradescão ter tido a possibilidade de presentear os meus amiguinhos portugueses.

Resolvemos parar um pouco antes de Torres Vedras, na localidade de Gilbraltar, num hotel de beira de estrada. Fomos a cidade verificar a bicicleta da Célia e o mecânico deu seu OK.

Nesse dia percorremos 65 km.

2 comentários:

  1. Que coragem... ainda bem que meus patricios estão tratando vcs bem.
    Continuo na torcida! beijos

    ResponderExcluir
  2. Michael, uma correção: a cidade chama-se Ericeira.

    ResponderExcluir